Recent comments

ads header

Últimas Notícias

CRIMINOSOS METRALHAM CASA DE AGENTES PENINTENCIÁRIOS EM FORTALEZA CE

                                                    FOTO MERAMENTE ILUSTRATIVA A residência de dois agentes penitenciários, incluindo u...

Especial Aracati 174: Cultura,arte e filhos ilustre sempre marcaram Aracati Ce



O município de Aracati é um dos mais importantes municípios do Estado do Ceará, seja pelas belas praias, por sua economia e pela sua história e cultura que são berço do Ceará.
A história do município mostraremos amanhã no artigo de parabéns ao município. Agora falaremos da cultura da “Terra dos bons ventos” que passa pela musica, artistas, carnaval e seus filhos ilustres.
Aracati sempre foi berço de grandes talentos em todas as áreas, e uma delas é a musica, a cidade é conhecida pelas grandes bandas musicais e artistas que se consagraram em nível de estado e nacional como foi o caso do musico Jackues Klein.
O projeto Zumbi e o circo de Canoa são exemplos de talento na arte e cultura do município. O carnaval de Aracati e em especial o de trio que este ano completou 30 anos, até hoje é líder no Estado como o melhor carnaval do Ceará.
Atores Aracatienses como Emiliano Queiroz são um dos que brilham Nacionalmente levando o nome de Aracati. Seu hélio é conhecido pelos bonecos gigantes que já foram destaque na imprensa nacional.

O carnaval Cultural mostra a beleza e a cultura de nosso povo através dos blocos e maracatus que desfilam durante três noites no Centro Histórico.
Outro motivo de orgulho para os Aracatienses é seus filhos ilustres que desempenharam papel de destaque nas mais diversas áreas a nível internacional.
Se fossemos citar aqui todos os nomes precisaríamos de vários artigos, por isso citaremos apenas alguns nomes como Beni Carvalho, Liberado Barroso, Coronel Pompeu, Coronel Alexandrino, Adolfo Caminha, Alberto Jackues Klein, Francisco José do Nascimento o dragão do mar que proibiu a entrada de escravos no Ceará, um dos que lutou pelo Abolicionismo e o Barão de Aracati. Na ultima semana, Aracati perdeu também outro filho ilustre que se destacava na área de mídia e era conhecido em todo o Brasil, Ênio Carlos.
Várias ruas e avenidas de Fortaleza e Rio de Janeiro, levam nomes de mais de 30 Aracatienses.por Sidney Sena