Recent comments

ads header

Últimas Notícias

CRIMINOSOS METRALHAM CASA DE AGENTES PENINTENCIÁRIOS EM FORTALEZA CE

                                                    FOTO MERAMENTE ILUSTRATIVA A residência de dois agentes penitenciários, incluindo u...

GERALDO AMÂNCIO POETA DO SERTÃO




GERALDO AMÂNCIO - Olá, meus Amigos do Site Poetas do Nordeste, O meu nome completo é Geraldo Amâncio Pereira. Nasci numa região rural, em um sítio, de nome Malhada de Areia, num cantinho do município de Cedro, Ceará, em 29 de abril de 1946. Lá eu passei a minha infância, adolescência e juventude, junto com meus pais e os meus quatro avós.

RUBENIO MARCELO - Geraldo, qual o seu endereço atual?

GERALDO AMÂNCIO - Moro em Fortaleza; na Avenida Expedicionários, número 5635 - Bairro
Vila União.

RUBENIO MARCELO - Você acredita em Deus? Pertence a alguma religião?

GERALDO AMÂNCIO - Eu tenho uma religiosidade mais ou menos sólida. Sou católico praticante. Quando as pessoas me dizem que são católicas mas não praticantes, eu respondo-lhes que era melhor dizerem que não têm religião. Eu sou rezador mesmo; ando com o terço; leio a Bíblia todos os dias e sou - acima de tudo - muito feliz, graças a Deus.

RUBENIO MARCELO - Há quanto tempo você exerce a verve divina da cantoria de viola e do repente?

GERALDO AMÂNCIO - Eu sou um decano da cantoria. Algos em torno de 40 anos de cantoria. E tenho muito orgulho disto.

RUBENIO MARCELO - Quais os estudos que você realizou?

GERALDO AMÂNCIO - Eu venho de uma época e de uma região em que o estudo não era muito fácil; principalmente para as pessoas humildes. Na época em que eu nasci, por exemplo, havia apenas um grupo escolar, onde estudei apenas dois anos. Depois completei o 2º Grau através do Supletivo. O que eu tenho feito muito é pesquisado. Sou autodidata, com muita honra.

RUBENIO MARCELO - Quantas profissões você exerceu?

GERALDO AMÂNCIO - Fora a cantoria, nenhuma outra. Fui sanfoneiro, ainda muito jovem: tocador de forró, mas nunca profissionalmente. Apenas a viola. Inclusive aconselho a muitos que não façam o que eu fiz. Eu levei uma sorte muito grande, mas é algo meio inseguro viver exclusivamente da cantoria de viola. Quando eu não puder cantar mais, vou escrever, falar, divulgar isto, que é o que mais gosto de fazer na vida.

Fonte: Marcela Fotunato