Recent comments

ads header

Últimas Notícias

CRIMINOSOS METRALHAM CASA DE AGENTES PENINTENCIÁRIOS EM FORTALEZA CE

                                                    FOTO MERAMENTE ILUSTRATIVA A residência de dois agentes penitenciários, incluindo u...

CEARÁ SUPERA TRANSPLANTES NOS PRIMEIROS 04 MESES DO ANO



O Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes é referência em cirurgias cardíacas e realiza diversos procedimentos de transplantes de coração
O Ceará se destacou, mais uma vez, no número de transplantes de órgãos realizados, desta vez, de córnea e coração. Antes mesmo do fim do mês, o Estado superou o número de procedimentos feitos nos quatro primeiros meses do ano passado. Até o último dia 22 de abril, segundo dados da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), foram concretizados 272 transplantes de córnea e sete de coração, respectivamente, 11 e um a mais que em igual período de 2015.
Para o coordenador da Unidade de Transplante e Insuficiência Cardíaca do Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, João David de Souza Neto, o total de transplantes de coração ainda não é representativo, devendo haver esforços para a melhoria desse resultado. "Uma equipe que trabalha direito é determinante para isso", comenta. Atualmente, 16 adultos e cinco crianças aguardam a doação de um coração. Já em relação à córnea, 519 pessoas esperam na fila.
Neste mês, 12 médicos oftalmologistas transplantadores de córnea do Estado participaram do primeiro Curso de Transplante Lamelar, promovido pela Central de Transplantes do Estado. Pelo método, apenas a camada disfuncional da córnea é substituída por tecido saudável, não havendo a necessidade de cortes na superfície. O transplante tradicional é mais invasivo.
A coordenadora da Central de Transplantes do Estado, a médica Eliana Barbosa, atribui a melhora dos procedimentos de córnea à implantação de dois novos bancos de olhos no Estado, sendo um na Capital. "Agora, Fortaleza conta com dois bancos e isso fez com que a gente aumentasse o número de doares de córnea. Acredito que ao inaugurar o de Sobral, a gente aumente o número e consiga zerar a lista de espera. Talvez neste ano a gente alcance esse feito", avalia.
Fonte: DN