Recent comments

ads header

Últimas Notícias

CRIMINOSOS METRALHAM CASA DE AGENTES PENINTENCIÁRIOS EM FORTALEZA CE

                                                    FOTO MERAMENTE ILUSTRATIVA A residência de dois agentes penitenciários, incluindo u...

NOVO PLANO DO ENSINO MÉDIO EXCLUI ARTES E EDUCAÇÃO FÍSICA

MEC ressaltou que a previsão é que as primeiras turmas a adotarem o novo modelo sejam as que ingressarem em 2018, enquanto outras terão implementação gradual na rede de ensino
Governo apresenta novo modelo do Ensino Médio ( Foto: Carolina Antunes/PR )
O novo modelo para Ensino Médio apresentado, nesta quinta-feira (22), pelo Governo Michel Temer (PMDB) flexibiliza o currículo da etapa, acaba com a obrigatoriedade de disciplinas de artes e educação física e traz um incentivo à expansão do ensino em tempo integral. As mudanças serão levadas ao Congresso por meio de uma Medida Provisória (MP) para acelerar a tramitação legislativa.
O texto provoca a maior alteração já feita na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996. O MEC ressaltou que a previsão é que as primeiras turmas a adotarem o novo modelo sejam as que ingressarem em 2018.
O novo modelo vai prever flexibilização do percurso do estudante. Hoje, todos os alunos do médio devem cursar 13 disciplinas em três anos. De acordo com o texto da medida provisória, a carga horária mínima de 800 horas anuais para a etapa deve ser ampliada progressivamente para o mínimo de 1.400 horas anuais. Isso representa 7 horas de aulas por dia, o que caracteriza a educação em tempo integral.
Cinco áreas
Com a mudança prevista na MP, somente parte da grade -equivalente a cerca de um dos três anos de aulas da etapa- será comum a todos. Para o restante, haverá a opção de aprofundamento em cinco áreas: linguagens, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e ensino técnico.
Ao aluno caberá a escolha da linha que quer se aprofundar. Mas a oferta dessas habilitações dependerá das redes e escolas. Ao menos duas áreas, entretanto, devem ser oferecidas.
O ensino de língua portuguesa e matemática será obrigatório nos três anos do ensino médio. Mas, ao contrário do que previa a LDB, as disciplinas de artes e educação física deixam de ser obrigatórias no ensino médio. Elas continuam obrigatórias da educação infantil ao ensino fundamental.
8 principais mudanças no Ensino Médio
Flexibilização do ensino - 13 disciplinas obrigatórias em três anos, mas somente parte da grade (equivalente a cerca de um ano dos três) será comum a todos. Caberá o aluno escolher em qual das cinco áreas deseja aprofundamento: linguagens, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e ensino técnico;
Módulos - o ensino médio poderá ser organizado em módulos e adotar sistema de créditos (disciplinas);
100% obrigatório - ensino de língua portuguesa e matemática são permanentes nos três anos do ensino médio;
Carga hora mínima ampliada - salta dos atuais 800 horas anuais para 1.400 horas anuais, o que representa 7 horas de aulas por dia, caracterizando a educação em tempo integral;
Disciplinas excluídas - os conteúdos de artes, educação física, filosofia e sociologia deixam de ser exigidos;
Língua estrangeira - o inglês passa a ser a língua estrangeira obrigatória em todas as escolas;
Professores sem diploma específico - MP permitirá que profissionais de “notório saber”, que seja reconhecido pelos respectivos sistemas de ensino, possam dar aulas de conteúdos de áreas afins à sua formação;
Ensino médio integral - documento institui uma política de incentivo financeiro às escolas de ensino médio em tempo integral.
Fonte: D N