Recent comments

ads header

Últimas Notícias

CRIMINOSOS METRALHAM CASA DE AGENTES PENINTENCIÁRIOS EM FORTALEZA CE

                                                    FOTO MERAMENTE ILUSTRATIVA A residência de dois agentes penitenciários, incluindo u...

SOS Desenvolvimento Águas do Jaguaribe - Governo do Estado prepara ações para reverter impactos da seca.


 SOS Desenvolvimento Águas do Jaguaribe - Governo do Estado prepara ações para reverter impactos da seca.
O vale produz e exporta 70% das frutas cearenses, sendo por tanto os produtores de Tilápia, camarão e frutas das regiões do Médio e Baixo Jaguaribe o alvo da iniciativa do Governo do Estado (Foto: Ellen Freitas).
Os impactos causados pela seca na produção agrícola das regiões do Médio e Baixo Jaguaribe servirão de base para a elaboração de uma série de ações a serem desenvolvidas pelo Governo do Estado. No prazo de 60 dias, um Grupo de Trabalho liderado pela Agência de Desenvolvimento do Ceará (ADECE) fará um estudo que subsidiará os produtores no esforço de recuperação dos prejuízos que lhes causaram cinco anos e meio de baixa pluviometria.
O alvo desse esforço serão os produtores de frutas, Tilápia e camarão do Estado. Na manhã de ontem (30), cerca de 25 atores diretamente envolvidos na questão estiveram reunidos no auditório da ADECE para debater o assunto.
Dentre os presentes, a presidente da ADECE (Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará), Nicolle Barbosa; o presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Recursos Hídricos a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado Carlos Matos; o prefeito de Jaguaribara, Joacy Junior; membros do grupo SOS Desenvolve Jaguaribe; além de produtores, representantes de perímetros irrigados e comitês de bacias hidrográficas cearenses.
Alternativas
Conforme a presidente da ADECE (Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará), Nicolle Barbosa, a ideia é que o Grupo de Trabalho apresente, até o dia 20 de julho, alternativas para desenvolver a fruticultura da região jaguaribana. “Recebemos aqui um pleito do grupo SOS Desenvolve águas do Jaguaribe e estamos atendendo ao pedido”.
Trata-se da região que produz e exporta 70% das frutas cearenses. “Além dos produtores de frutas, ouvimos ainda no encontro produtores de camarão, Tilápia e pecuaristas”, explicou Nicolle.
Representantes
O Grupo de Trabalho reunirá representantes dos principais organismos do Governo do Estado envolvidos no agronegócio, entre os quais a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (EMATERCE), a Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura e a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH).
Fonte: Tv Jaguar / Ellen Freitas-DN