POLICIAIS CIVIS PARALISAM DELEGACIA EM PROTESTO POR FALTA DE EFETIVO
Em protesto aos recentes ataques aos órgãos de segurança, os policiais civis do 30º DP (São Cristóvão) resolveram paralisar as atividades da unidade neste sábado (16). O movimento, marcado inicialmente para durar algumas horas, resultou em um ato simbólico de fechamento da delegacia.
De acordo com o Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado do Ceará (Sinpol-Ce), a Delegacia contaria, neste sábado, com um policial, uma inspetora de reforço, um escrivão e um delegado. No fim da tarde, a unidade recebeu o apoio de mais quatro policiais enviados pela Delegacia Geral e a paralisação das atividades foi suspensa. Apenas o ato simbólico,que durou aproximadamente uma hora, foi realizado em protesto ao pouco efetivo e aos ataques ocorridos. Durante o período, de acordo com o diretor do Sindicato, Francisco Lucas, não houve nenhuma ocorrência naquela região, de modo que, conforme ele, a paralisação não comprometeu o atendimento à população.
Nos últimos dias, uma série de ataques às instituições de segurança e patrimônios públicos e privados vêm causando preocupação ao Estado. Tanto que o governador Camilo Santana anunciou a criação da Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado.
Na última quinta-feira (14), a sede da Guarda Municipal de Fortaleza e o 23º DP (Caucaia) foram alvos de tiros. À noite, homens armados atiraram contra a Delegacia da Mulher de Sobral. No município do Eusébio, na BR-116, um ônibus da empresa Viação São Benedito foi incendiado.
Já na madrugada de sexta-feira (15), dois carros foram incendiados no pátio do 27º DP (João XXIII), em Fortaleza. Pela manhã, três policiais foram baleados, sendo dois na Avenida Mister Hull, no bairro Antônio Bezerra, e outro em assalto a um mercadinho no bairro Carrapicho, em Caucaia.
Fonte: DN