46,2% DOS ESTUDANTES CEARENSES JÁ SOFRERAM BULLYNG NAS ESCOLAS
Provocações de colegas se dirigem principalmente à aparência do corpo e do rosto.
Dados são do 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. ( Foto: Agência Diário )
Bullying. Palavra derivada do inglês bully, designativo de valentão, brigão. A situação se caracteriza por agressões verbais ou físicas, repetitivas, dirigidas de um ou mais estudantes a um ou mais colegas. No Ceará, 46,2% dos estudantes frequentando o 9º ano do ensino fundamental já se sentiram humilhados por provocações de colegas da escola, conforme o 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado em novembro do ano passado.
Agressões do tipo "raramente ou às vezes" foram sustentadas por 39,9% dos alunos; "na maioria das vezes ou sempre", por 6,3%. Nas escolas públicas, o bullying foi relatado por 45,5% dos estudantes. Já nas escolas particulares, o índice sobe para 50,8%.
A aparência do corpo é o motivo mais recorrente para as agressões: 15,4% dos estudantes se sentiram humilhados por provocações de colegas nesse sentido. Em seguida, vêm aparência do rosto (8,4%), cor ou raça (5,2%), religião (3,7%), sexualidade (1,8%) e região de origem (1,3%).
O Anuário também pesquisou sobre os agressores (ou bullies): 18,7% dos estudantes cearenses o frequentando o 9º ano do ensino fundamental já esculacharam, zombaram, intimidaram ou caçoaram de algum(a) colega da escola, tanto que ele(a) ficou magoado(a), aborrecido(a), ofendido(a) ou humilhado(a).
Segundo o levantamento, 23,6% dos bullies são meninos e 14% meninas. Além disso, 18,3% estudavam em escolas publicas e 21,1% em escolas privadas. O estudo levou em conta dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2015 e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Ataque
Em alguns casos, o bullying também motiva revanches. Essa pode ter sido a motivação para, na manhã da última sexta-feira (20), em Goiás, um estudante de 13 anos que era alvo de provocações por parte de um colega ter usado a pistola da mãe, policial militar, para matar dois colegas de classe e ferir outros quatro. O adolescente autor do ataque foi apreendido em flagrante.
Fonte: DN
Nenhum comentário